Alunos com necessidades educativas especiais
Atualizado
Atualizado
As Necessidades Educativas Especiais (NEE) referem-se tanto a dificuldades académicas que podem ser ocasionadas por razões congénitas ou adquiridas, como a altas capacidades. A verdade é que alunos com NEE requerem apoio adicional ao longo de um período ou mesmo ao longo de toda a vida escolar. Em ambos os casos, podem ser necessárias adequações curriculares, metodologias e estratégias específicas que se adaptem às necessidades particulares de cada caso: reforço da aprendizagem no caso de alunos com dificuldades académicas ou, então, ampliação ou aceleração das aprendizagens no caso de alunos com altas capacidades. Tudo isto, com o objetivo de alcançar um desenvolvimento educativo ótimo dos alunos, atendendo à diversidade.
A Habilmind é uma plataforma de avaliação que beneficia todos os estudantes, permitindo obter informações sobre todos aqueles fatores que influenciam a aprendizagem e, no caso dos alunos com NEE, ajuda-nos a conhecer aspetos tão relevantes para a procura dos apoios necessários, como a adaptação social e escolar da criança.
O Socioemociograma permite saber quão integrado está o estudante em questão e as suas redes sociais de apoio. Além disso, completa a avaliação em relação ao desenvolvimento das suas competências socioemocionais que determinarão a sua forma de se relacionar com os outros. Grande parte dos alunos com NEE são população vulnerável nesta área, o que torna especialmente importante a sua avaliação, não só do próprio estudante, mas do grupo inteiro em que convive.
As provas cognitivas ajudam-nos tanto no diagnóstico como no acompanhamento da evolução do aluno, através da recolha de informações objetivas.
As provas neurofisiológicas ajudam-nos a completar a avaliação diagnóstica do aluno em áreas com interferência direta no acesso à informação e, portanto, às aprendizagens.
Provas como estilos de aprendizagem ajudam-nos a definir as estratégias mais adequadas para o próprio aluno, personalizando o processo de ensino-aprendizagem.
Os inquéritos de qualidade que fazem parte dos serviços oferecidos pela plataforma Habilmind permitem avaliar os processos internos, bem como o nível de satisfação dos mecanismos e protocolos implementados no centro educativo para avaliar a eficácia e as vias de melhoria.
O objetivo destas avaliações é estabelecer intervenções educativas a partir do perfil de cada aluno, pois cada aluno é um universo completo em si mesmo.
Dependendo do aluno e das dificuldades que apresenta ao trabalhar ou compreender os enunciados, será considerado que a aplicação nesses casos seja individualizada e o aluno seja supervisionado em todo momento. Facilitando assim:
Assegurar a compreensão da prova.
Leitura dos itens por parte do aplicador, se necessário.
Fluidez na execução diante de possíveis bloqueios.
Deteção de respostas ao acaso ou impulsividade.
Avaliação e registo do seu funcionamento executivo durante a prova.
A prova de Habilidades de Aprendizagem para a aprendizagem será a que implique considerações específicas na aplicação:
Em caso de haver uma adaptação curricular ou uma flexibilização curricular para alunos com altas capacidades, deverá ser aplicado o nível e o baremo correspondentes.
Do 1º ao 3º ano do ensino básico, os alunos poderão ouvir os enunciados para facilitar a sua compreensão da leitura.
No caso de estudantes com uma dificuldade muito significativa em manter a atenção, o aplicador deverá considerar a adequação de fragmentar a aplicação da prova ou estabelecer uma pequena pausa. Deve-se levar em conta que o tempo total estimado para a prova de Habilidades Fundamentais da Aprendizagem é de 30-45 minutos.
É uma prova com grande carga linguística, portanto, em caso de comprometimento significativo da área da linguagem ou falta de compreensão do idioma, não se recomenda o seu uso.
Estudantes com deficiência auditiva: Podem realizar as provas sem dificuldades, já que o estímulo é apenas visual. Exceto nos primeiros anos, do primeiro ao terceiro ano do ensino básico, onde, se o nível de competência na leitura ainda não for suficiente, há um suporte de áudio disponível.
Estudantes com deficiência visual: A prova não possui as adaptações necessárias, por isso, nesses casos, não se recomenda a sua aplicação.
Estudantes com deficiência motora: Precisarão da ajuda do orientador para o manuseio do tablet ou computador.
PASSO 1: Entrar em contato com o seu assessor da Habilmind e informá-lo sobre o seu interesse em avaliar os alunos com NEE.
O seu assessor ajudará a preparar as condições necessárias para a avaliação. Atualmente, a plataforma oferece a possibilidade de criar grupos alternativos apenas com o(s) aluno(s) com essas características, de acordo com o desfasamento curricular.
Referir ao assessor da Habilmind a seguinte informação:
Nome(s) do(s) aluno(s) em questão
Ano e grupo atual na plataforma Habilmind
Ano e grupo que será utilizado para ser avaliado de acordo com a adaptação curricular
PASSO 2: Aplicar a prova a partir do novo grupo gerado, identificado com NEE.
Foto pendiente
As outras provas devem ser realizadas no grupo de referência sempre que possível para manter as informações do grupo. Apesar de as outras provas não requererem adaptação curricular, é importante levar em consideração e seguir as sugestões gerais de aplicação mencionadas (acompanhamento, tempo de avaliação, etc.).
As seguintes provas da área cognitiva podem ser aplicadas sem tempo:
EDINT (Escalas do Desenvolvimento INTelectual)
Atiendo. Bateria de atenção
Memory. Bateria de memória
Como ativar o modo sem tempo?
PASSO 1: Introduza a seguinte combinação de teclas: CTRL + SHIFT + T na tela de dados sobre a data de nascimento e sexo.
PASSO 2: Verifique se o modo foi ativado. Aparecerá uma mensagem confirmando a ativação do "Modo SEM TEMPO". Também verá que o nome do aluno, que aparece no canto inferior direito, estará sobre um fundo vermelho.
No link a seguir, é explicado como codificar a prova para a aplicação no modo sem tempo: