🔵Avaliar cada dois anos

A prova de Habilidades Fundamentais é uma prova cognitiva que mede o desenvolvimento das habilidades intelectuais necessárias para a construção e incorporação de novas aprendizagens.

Recomendamos que esta prova seja aplicada aos alunos a cada dois anos e não em menos tempo pelos seguintes motivos:

  1. Podemos interferir sobre os resultados da prova como consequência do aprendizado da mesma.

  2. Mesmo quando se realiza um treinamento cognitivo de maneira explícita, o desenvolvimento dessas habilidades se torna visível e quantificável a partir de um médio/longo prazo, portanto, medi-lo antes desse período não nos proporciona um valor realmente significativo.

Então, como posso saber se o estudante está evoluindo entre a aplicação e a aplicação das Habilidades Fundamentais? Com base nos seguintes critérios:

  • A partir do seu desempenho acadêmico: Há uma evolução no seu desempenho acadêmico?

  • A partir da observação: Progressivamente observas que o estudante presta melhor atenção, compreende melhor, faz raciocínios mais elaborados, retém melhor a informação?

  • A partir da transferência: Usa ou aplica o que aprendeu em outras matérias ou em outros espaços da sua vida? Explica a outros colegas de maneira clara o que aprendeu?

Se as respostas forem afirmativas, é muito provável que haja um progresso no desenvolvimento das habilidades do estudante.

Atualizado