🔵Manual de Aplicação
Diretrizes a seguir para conhecer e aplicar corretamente o teste.
Tipos de aplicação de testes
Deve ser realizada exclusivamente dentro das instalações da escola, devido à sua natureza. Consulte o seguinte manual, para conhecer as especificações gerais sobre o processo de aplicação:
Manual geral para aplicação de testes na escola
Parâmetros configuráveis do teste
Esta opção encontra-se na barra de ferramentas do lado esquerdo, assim que se aceder ao teste.

Aplicação juntamente com o teste Socio-Emociograma. Para isso, a escola pode configurar os seguintes parâmetros:
Se é vinculada diretamente após a realização do Socioemociograma ou se é aplicada como uma prova independente.
No caso de ser aplicado como um módulo associado ao Socioemociograma, é possível configurar uma pergunta que condicione a sua realização, ativando-se o questionário apenas se a resposta for afirmativa. Um exemplo de pergunta é: "Já testemunhaste ou sofreste algum tipo de bullying?"


Inclusão do questionário prévio de contraste ou avanço direto para o questionário principal. O questionário prévio de contraste permite verificar, antes de o aluno relatar as situações de bullying, se compreendeu em que consiste o bullying e como diferenciá-lo de conflitos pontuais. Ajuda a contextualizar o aluno e reduz falsos positivos, facilitando a distinção entre conflito e bullying. Esta opção vem, por defeito, ativada e é altamente recomendável mantê-la desta forma.

Considerações gerais do teste
Objetivo: Identificar os alunos que possam estar a sofrer uma possível situação de bullying em qualquer das suas formas: agressão física, verbal, rejeição social ou cyberbullying.
Utilidade:
Fornecer informações aos orientadores/psicólogos e/ou aos profissionais do centro educativo sobre possíveis vítimas de bullying dentro da escola.
Promover a implementação de planos de prevenção e intervenção por parte da escola para abordar o problema tanto com os alunos como com os professores.
Destinado a: Alunos do 3.º ano do Ensino Básico até ao último ano do Ensino Secundário.
Duração: ⏱ 10-20 minutos.
Aplicação: Coletiva e individual.
Considerações específicas sobre a aplicação
É realizada numa única sessão.
Não há limite de tempo para a sua realização.
Para a deteção de casos de bullying, pode ser aplicada juntamente com o teste Socioemociograma (ver os Parâmetros Configuráveis deste manual). Além disso, pode ser complementada com o teste Tendências Pessoais.
Para a intervenção e prevenção de situações de bullying, é altamente recomendável a aplicação do programa Emotional Mind.
Depois de registada a chave temporal e selecionado o nome na lista, deve-se fornecer a seguinte explicação antes da realização do questionário.
O teste que te pedimos para realizar tem como objetivo compreender o clima de convivência entre os colegas de turma.
Para isso, precisamos saber se há algum colega que esteja a sofrer por não ser bem tratado pelos outros, para que possamos ajudá-lo em conjunto.
Por favor, é importante que respondas a este questionário com calma e sinceridade.
É muito importante manter um ambiente de respeito e concentração. Para isso, é fundamental o silêncio na sala de aula e levantar a mão caso queiras esclarecer alguma dúvida com o aplicador.
Quando terminares, deves permanecer em silêncio até que o resto dos teus colegas também termine, para não interromper a sua concentração.
De seguida, iniciar-se-á o teste de forma individual, confirmando as informações solicitadas.

É necessário supervisionar os alunos para garantir o silêncio e oferecer apoio caso precisem.
O professor ou responsável pela aplicação deve ter em conta que, embora exista uma duração média, como não há um limite de tempo, alguns alunos terminarão mais rápido do que outros. Antecipe o que deverão fazer após concluírem, para evitar que o ruído cause interrupções ou dificulte a concentração dos alunos que ainda não terminaram.
Considerações específicas para alunos do 2.º e 3.º anos do 1.º Ciclo do Ensino Básico:
Recomenda-se guiar os alunos ao longo da aplicação.
Pode-se projetar o teste num ecrã grande através do utilizador de demonstração "Pepe Prueba", para explicar passo a passo as instruções de cada tarefa. Em seguida, os alunos deverão responder de forma autónoma.
O aluno deverá ler e compreender a definição de bullying, os seus três tipos e a diferença entre um conflito e bullying.

De seguida, será apresentado o Questionário Prévio de Contraste, que consiste em 3 perguntas para verificar a compreensão dos alunos sobre o bullying.
NÃO será possível continuar até que cada uma das perguntas seja respondida corretamente.

Considerações específicas para alunos a partir do 4.º ano do Ensino Básico:
Podem realizar o questionário de forma autónoma, desde que a dinâmica e o conteúdo lhes sejam explicados previamente. Para isso, pode-se projetar o questionário através do utilizador de demonstração "Pepe Prueba". É importante que os alunos não avancem até que a explicação tenha sido concluída.
O aluno deverá ler e compreender a definição de bullying, os seus quatro tipos e a diferença entre um conflito e bullying.

De seguida, será apresentado o Questionário Prévio de Contraste, que consiste em 5 perguntas para verificar a compreensão dos alunos sobre o bullying.

Em seguida, os alunos (tanto do 2.º ao 3.º ano como do 4.º em diante) deverão responder ao questionário principal, identificando se eles próprios ou algum colega, seja do mesmo grupo ou de outro, foram vítimas de algum tipo de bullying.

Se o aluno tiver selecionado alguns colegas ou a si próprio como possível vítima, ser-lhe-á solicitado que responda, de forma mais detalhada, a um questionário adicional para cada caso identificado.

Quando o aluno terminar, deverá clicar em "enviar questionário agora".

Aparecerá a seguinte mensagem: OBRIGADO!
Os resultados serão processados imediatamente e estarão prontos para revisão. Os utilizadores com os seguintes perfis atribuídos na plataforma poderão aceder para consultá-los: diretor, orientador e professor.
Atualizado