🔵Recomendações para o docente
Querido tutor:
Criar um clima de confiança na sala de aula ajudará enormemente na aplicação bem-sucedida do programa e na obtenção dos benefícios mencionados. Sabemos que isso não é igualmente fácil para todos e que cada grupo tem as suas caraterísticas. Assim, gostaríamos de partilhar algumas recomendações, se nos permite:
Tire "o uniforme de professor" quando iniciar a sessão e vista o seu traje de "mentor". Neste momento, é principalmente o orientador e guia dos seus alunos, ensinando-lhes não apenas a serem melhores profissionais, mas também melhores pessoas e cidadãos.
Permita que eles falem e participem. Todas as reflexões e debates que surgem das temáticas trabalhadas no Emotional Mind são uma oportunidade para que os seus alunos se expressem, e para que conheça os seus pensamentos, preocupações e inquietações. Por isso, não valorize mais o plano da sessão do aue os comentários dos seus alunos.
Procure criar um ambiente relaxado e descontraído na sala de aula. Evite disputas de poder com os alunos para captar a sua atenção. Não os obrigue a ouvir ou participar da maneira de que gostaria, mas incentive a que respeitem os limites de respeito mútuo.
Lembre-se de que é um dos modelos de referência deles. Portanto, é muito importante que internalize tudo o que é explicado e treinado nestas sessões, para que haja harmonia entre o que faz e o que estamos a pedir que os alunos aprendam.
No final deste ano, terá aprendido muito mais sobre educação emocional, mas não pedimos que seja um "especialista catedrático" no assunto para aplicar o programa. Mais importante do que ter um conhecimento extensivo sobre o tema é fazer um bom uso do senso comum.

O que faço perante um grupo especialmente disruptivo?
Observe e identifique os 3-4 alunos que costumam liderar o comportamento disruptivo durante as sessões de trabalho.
Converse com esses alunos separadamente, dando-lhes a oportunidade de expressar quais são os motivos por trás do seu comportamento disruptivo. Ouça ativamente as suas preocupações e pontos de vista.
Após entendidos os motivos, negoceie com eles um plano de ação para as próximas sessões. É importante estabelecer expectativas claras: embora não sejam obrigados a participar, espera-se que respeitem o ritmo da aula e os seus colegas.
Lembre-se de que o modelo de aprendizagem por repetição implica que, mesmo que os alunos não pareçam prestar a atenção desejada ou não pareçam levar a sério a informação, esta continua a ser absorvida por eles. Mantenha uma atitude paciente e persistente na aplicação do programa.
Atualizado