🔵Por que razão votam os alunos?

No desenvolvimento das sessões do Emotional Mind, pede-se aos alunos que realizem "votações das suas respostas". A seguir, mostramos os diferentes momentos da sessão em que se pede ao aluno para votar.

  1. Tomada de consciência das emoções que sentiram ao colocar-se no lugar do protagonista do desafio:

  1. Votação sobre qual resposta dariam perante a situação de conflito apresentada, colocando-se no lugar do protagonista:

  1. Tomada de consciência das emoções agradáveis geradas ao resolver conflitos de forma assertiva:

Objetivos da votação:

  • Fomentar a participação dos alunos na dinâmica da sala de aula.

  • Encorajar os alunos a refletirem de forma individual dentro de uma dinâmica grupal.

  • Fazer com que os alunos se coloquem no lugar do protagonista para internalizar e compreender melhor a situação conflituosa apresentada.

  • Incentivar os alunos a participarem de forma "vivencial" no desenvolvimento da sessão, promovendo assim uma reflexão mais profunda e uma aprendizagem significativa.

  • Manter um registro das respostas dos alunos.

Dificuldades que podem surgir no processo de votação:

Como em todo processo grupal, podemos encontrar a interferência da desejabilidade social dos alunos em suas respostas.

  • Como podemos minimizar essa interferência?

    • Explicando aos alunos a importância da sinceridade em suas respostas e enfatizando que todas as respostas são válidas. É importante evitar julgamentos de valor e aceitar todas as respostas como valiosas, pois refletem a realidade do aluno e promovem o debate e a reflexão.

    • Nos momentos de votação, pedir aos alunos que baixem a cabeça para evitar que se olhem uns aos outros.

    • Tentar deter críticas ou comentários pouco construtivos feitos pelos próprios colegas, argumentando, por exemplo, que no caso das emoções, todas são válidas e legítimas.

    É igualmente importante destacar que as escolas que utilizam o programa Emotional Mind poderão obter a certificação "Rede Internacional de Escolas para a Convivência", emitida pela reconhecida certificadora Eduqatia. Para certificar uma escola, além do número de alunos e de desafios realizados, a empresa levará em conta a concretização de cada um deles no seu processo de auditoria, verificando que toda a dinâmica tenha sido concluída de forma adequada.

Avaliação de impacto do programa nos alunos:

Embora as informações anteriormente descritas se refiram ao registro e acompanhamento do programa, para a avaliação de impacto contamos com o teste do Socioemociograma, que deverá ser aplicado tanto no início quanto no final do curso, para obtermos uma medida objetiva pré e pós-intervenção e podermos avaliar como evoluíram as dinâmicas de vínculo entre os colegas, bem como as competências socioemocionais de cada um deles.

Atualizado