🔵Indicadores

Autoridade

Consiste numa série de habilidades que ajudam a capacitar outras pessoas, permitindo-lhes sentir-se livres. A autoridade não é um fim em si mesma, mas um meio para alcançar um objetivo: ter filhos seguros e responsáveis.

Empatia

Empatia é a capacidade humana de se colocar no lugar de outra pessoa, demonstrando compreensão e respondendo adequadamente às suas necessidades e interesses.

Explicações

Quando uma pessoa recebe um "não" para algo que anseia, além de ter uma reação emocional, geralmente solicita explicações ou argumentações sobre as razões desse "não". Os filhos frequentemente pedem explicações.

Manipulações

Todos os filhos costumam provocar ou manipular seus pais, alguns mais do que outros. Que habilidades seu filho desenvolveu para mudar seu critério educacional? Como você lida com suas provocações? Ele provoca todos os cuidadores da mesma forma?

Pré-acordo

Negociar com os filhos acontece diariamente. Eles aprendem como conseguir o que desejam e como evitar o que não querem fazer. Como começam os processos de negociação em sua casa?

Compromisso

Envolve estruturar de maneira simples e objetiva os elementos necessários para que os filhos tomem decisões e assumam as consequências de seus comportamentos, fundamentais para o desenvolvimento de sua responsabilidade.

Supervisão

Depois de estabelecer o compromisso, os pais devem exercer um controle externo sempre com o objetivo de promover o autocontrole dos filhos. Supervisão é verificar se o comportamento acordado foi realizado.

Consequências

Após supervisionar o comportamento do filho, aplica-se a consequência acordada, conectando-a com a alternativa escolhida.

Como você aplica as consequências? Qual é a reação emocional do seu filho quando as consequências são aplicadas?

Acompanhamento

Chega um momento evolutivo em que os filhos precisam assumir suas responsabilidades, ter controle da situação e aprender a tomar decisões. Mas eles gostam de se sentir acompanhados pelos pais.

Seu filho se sente acompanhado por você?

Confiança

Confiança é a capacidade de estar disponível para abandonar a responsabilidade, aproveitando a possibilidade de ver os filhos decidindo com seus próprios recursos.

Você confia nas decisões tomadas por seu filho? Como você lida com suas preocupações quando a decisão depende do seu filho?

Respeito

Os filhos devem perceber dos pais o respeito por suas decisões, mesmo as indecisões. O respeito é fundamental para que possam tirar conclusões de seus atos e assumir as consequências de suas decisões, aspectos-chave para o desenvolvimento de sua responsabilidade.

Atualizado