Manual de Aplicação
Atualizado
Atualizado
Habilidades Fundamentais Infantis trata-se de uma análise cognitiva das habilidades fundamentais que influenciam a aprendizagem dirigida a estudantes do 1º ao 3º ano do ensino básico (6, 7 e 8 anos).
A prova Habilidades Fundamentais Infantil (2) deve ser aplicada apenas na escola, pois necessita de uma supervisão rigorosa por parte do aplicador e preparação prévia do mesmo. Consulte o seguinte manual para conhecer as especificações gerais sobre o processo de aplicação.
Se for aplicar a prova pela primeira vez, leia atentamente as seguintes instruções.
Objetivo: Medir as habilidades cognitivas que condicionam a aprendizagem fundamental.
Utilidade:
Sugerir metodologias adequadas que levem ao desenvolvimento e fortalecimento das habilidades de raciocínio lógico-verbal, lógico-matemático e a leitura básica.
Sugerir aos pais recomendações específicas de acordo com os resultados dos seus filhos em cada área de trabalho.
Sugerir recomendações à escola para enriquecer ou remediar habilidades dentro do currículo académico.
Dirigido a alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Básico.
Duração: 30-45 min.
Materiais e recursos específicos:
Podem ser necessários auscultadores para os alunos que ainda não possuem um desenvolvimento ótimo da leitura.
Para uma aplicação adequada, recomenda-se administrar a prova em pequenos grupos de 3-4 alunos de cada vez.
Se a prova for aplicada a todo o grupo de uma só vez, aconselha-se um número de supervisores por aluno, levando em consideração a informação da tabela seguinte. Também se recomenda sentar os alunos de forma estratégica para que os aplicadores possam supervisionar e assistir adequadamente o grupo que lhes for designado. Por exemplo, se no grupo houver alunos que apresentem certas dificuldades cognitivas, é recomendável sentá-los próximos uns dos outros para poder assisti-los de maneira conjunta.
CURSO
RATIO
1º de Primária
2-4 alunos por supervisor
2º de Primária
7-9 alunos por supervisor
3º de Primária
10-15 alunos por supervisor
Devem ser dadas instruções expressas de cada desafio aos alunos antes de realizá-los.
O aplicador deve assegurar-se de que essas instruções foram plenamente compreendidas.
Neste manual está o roteiro com a lista de provas e sugestões para a sua correta explicação aos alunos.
A opção de áudio é opcional; deve ser utilizada para alunos que ainda têm uma leitura muito primitiva ou dificuldades de compreensão. Nesse caso, podem ser utilizados fones de ouvido, preferencialmente de arco.
Deve-se ajudar os alunos mais pequenos a se selecionarem na lista dentro da plataforma. Uma vez feito esse passo, mas ainda sem começar a prova, devem ser dadas estas instruções:
Vais realizar uma prova que permitirá ao colégio conhecer o nível das tuas habilidades intelectuais. (Pode-se explicar com a analogia das "ferramentas que se usam para aprender", por exemplo...)
Se tiveres dúvidas, podes perguntar levantando a mão.
Alguns desafios te parecerão tão difíceis que talvez não os consigas responder; isso é normal, por isso não te preocupes. O importante é que te esforces para fazer o melhor possível.
É muito importante manter um clima de respeito e concentração. Para isso, é fundamental o silêncio na sala e levantar a mão em caso de dúvida para consultar o aplicador.
Quando terminares, deves permanecer em silêncio até que todos os teus colegas tenham terminado para não interromper a concentração deles.
Em todo momento será importante seguir rigorosamente as instruções fornecidas na prova.
Tanto ao início...
Como nas instruções para realizar cada um dos desafios:
Os exemplos de cada desafio devem ser realizados junto com os alunos, assegurando-se de que entenderam do que se trata. Só depois disso, os alunos procederão a realizar o desafio de forma autônoma. A seguir, explicam-se as instruções para cada desafio.
Desafio 1: CUM1
Instruções: "Encontra o desenho que corresponde à palavra. Por exemplo, a palavra cão corresponde ao desenho de um cão".
Depois, após verificar que entenderam, peça que cliquem em "começar".
Desafio 2: CUM2
Desafio 3: CRM1
Instrução: "Tens de adivinhar o que acontece entre o desenho 1 e o desenho 2. Por exemplo, no desenho 1 há um bebé e no desenho 2 há um homem. O que aconteceu? No processo, o bebé tornou-se uma criança".
Desafio 4: CRM2
Instrução: "Observa os desenhos em azul. Há uma relação entre esses desenhos. Homem está para casa como pássaro está para ninho. Encontra o desenho que se relacione da mesma maneira que nos dois primeiros. Observa bem as opções".
Desafio 5: CRM3
Instrução: "Agora, em vez de figuras, vais encontrar um par de palavras. Estas palavras têm uma relação especial".
Desafio 6: CSM
Neste caso, seria conveniente fazer uma representação da explicação anterior num quadro, desenhando eficazmente os elementos em jogo.
Desafio 7: CSS
Instrução: "Neste exercício, tens de seguir a série. Para isso, deves encontrar o próximo número que cumpra a regra".
Desafio 8: CUF
Instrução: "As figuras que vais ver estão incompletas. Tenta reconhecê-las e ligá-las à palavra correspondente".
Desafio 9: EUF
Instrução: "Encontra a figura que é exatamente igual à que mostra o modelo".
Desafio 10: NTS
Instrução: "Encontra a palavra e separa-a corretamente, clicando no quadrado que está no início e no final de cada palavra".
A seguir, cada aluno iniciará o desafio de forma individual confirmando os seus dados e clicando em "começar".
É necessário supervisionar os estudantes para garantir silêncio e fornecer apoio, se necessário.
O docente ou responsável pela aplicação deve estar preparado para o fato de que, embora haja uma duração média, não há um limite de tempo, e alguns alunos terminarão mais rápido que outros. Antecipe atividades para os alunos que terminarem, para evitar que o barulho interfira na concentração daqueles que ainda não finalizaram.
Os resultados serão processados imediatamente e estarão prontos para revisão. Os usuários com os seguintes perfis atribuídos na plataforma poderão acessá-los: diretor, orientador e professor.
Artigos complementares:
(Contêm informações chave para a aplicação de testes. É altamente recomendável a sua leitura)
Recomenda-se projetar a prova em uma tela ampla utilizando o usuário demo "" para explicar passo a passo as instruções e os exemplos.
Nos enunciados encontra-se o ícone ; ao pressioná-lo, será reproduzido um áudio com a frase que o acompanha.