🔵Manual de aplicação (versão para famílias)
Linhas orientadoras para conhecer e aplicar adequadamente o teste na sua versão para famílias.
A versão para famílias deste questionário destina-se a:
Famílias com filhos/as dos 3 aos 8 anos. Nesta faixa etária, o questionário é destinado a ser respondido apenas pelos pais. Nele serão refletidos os hábitos e comportamentos observados nos seus filhos/as.
Famílias com filhos/as a partir dos 9 anos. A proposta de avaliação do abuso de ecrãs a partir desta idade é multifonte, Assim, além do questionário respondido pelos próprios alunos, inclui-se este questionário para famílias. Este questionário permitirá à escola, de forma complementar, conhecer os hábitos de consumo de ecrãs e os níveis de autorregulação dos alunos/as na perspetiva dos próprios pais. Esta informação será de grande interesse para implementar ações psicoeducativas para famílias com base nas necessidades identificadas. O relatório individual que as famílias recebem ao responder ao questionário será muito útil para dialogar com os seus filhos sobre os resultados obtidos e rever as normas e limites em relação ao consumo de ecrãs em casa.
Tipos de aplicação de testes
Identificativa: Neste caso, deve ser fornecida uma chave temporária associada ao nome do aluno que os levará a esse instrumento. Depois de os pais terminarem o questionário, os resultados serão processados imediatamente e receberão o relatório.
Anónima: Neste caso, deve ser fornecida uma chave temporária associada a um grupo "anónimo" (para gerir a inscrição deste grupo, consulte o seu assessor da plataforma). No final, cada pai poderá descarregar os seus resultados. Nesta opção, a escola terá apenas informações no dashboard de resultados anónimos, NÃO terá acesso aos resultados de cada família.
Neste artigo, pode analisar a forma como a escola pode gerar a chave temporária: Manual para uso da chave temporária
Tabela-resumo sobre as diferenças de cada opção:
IDENTIFICATIVA
ANÓNIMA
Gestão das chaves às famílias
Requer geração de chaves temporárias individuais para cada família.
Gera uma única chave temporal de grupo distribuída a todos os pais.
Respostas dadas pelas famílias no questionário
As respostas são identificadas.
Pode minimizar os efeitos de desejabilidade social, beneficiando a sinceridade ao responder.
Relatório individual para as famílias
Disponível para a família e para a escola.
Disponível apenas para a família.
Análise dos resultados individuais
Permite comparação individual dos resultados.
Analisa as médias dos grupos. A escola só poderá ver o relatório individual se as famílias o compartilharem com a escola.
Parâmetros configuráveis da prova
Esta opção está localizada no menu do lado esquerdo, ao entrar na prova.

Visualização do relatório pelas famílias após a conclusão do questionário
Por padrão, as famílias podem visualizar o relatório ao finalizar a prova, mas se preferir uma entrega de resultados mais personalizada, pode modificar esta configuração.
Considerações gerais da prova
Objetivo: Sensibilizar os estudantes e as suas famílias sobre o consumo excessivo de ecrãs, prevenir e detetar estudantes em situação de risco de abuso.
Utilidade:
Detetar estudantes que fazem uma utilização abusiva dos ecrãs para intervir de maneira pertinente e evitar problemas mais graves.
Favorecer o diálogo construtivo entre pais e filhos sobre o uso de ecrãs e estabelecer metas para um consumo responsável e equilibrado.
Contar com informações objetivas sobre os alunos e as suas famílias em relação ao uso de ecrãs,para ajustar e personalizar uma sessão psicoeducativa com as famílias. Para esta sessão, a Habilmind oferece uma apresentação específica disponível na barra de ferramentas, no bloco "Comunicação com Famílias".

Dirigido a pais com filhos/as a partir dos 3 anos de idade.
⏱ Duração: 15 minutos.
Passos para aplicar a prova
O questionário pode ser realizado em um computador ou tablet (com pelo menos 7 polegadas).
O questionário deve ser respondido por um dos pais, considerando a utilização e comportamentos dos seus filhos/as com os ecrãs.
Antes de responder o questionário, será necessário fornecer informações estatísticas sobre o uso de telas do seu filho/a.

Quando o pai terminar, deverá clicar em "processar e ver resultados" para obter o seu relatório personalizado, pronto para impressão.

Os resultados serão processados imediatamente e estarão prontos para serem analisados. Os utilizadores com os seguintes perfis atribuídos na plataforma poderão aceder-lhes: diretor e orientador.
Atualizado