📒Manual para aplicação de provas a partir de casa

Este artigo explica a logística de aplicação das provas Habilmind de forma remota. Se vai aplicar pela primeira vez alguma das provas, leia atentamente as seguintes instruções.

Considerações prévias

Desde o período de confinamento na pandemia, tornou-se possível aplicar algumas provas Habilmind por via remota. Para tal, disponibilizamos duas alternativas para realização das avaliações a partir de casa. Ambas levam em consideração vários fatores, para garantir uma aplicação otimizada, que garanta a validade necessária.

Avaliação desde Infantil/Pré-escolar até ao 3.º ano de escolaridade

A Habilmind não recomenda a aplicação de provas em casa nas etapas educativas até ao 3º ano do ensino básico, pois, devido à idade, é necessária a presença física e acompanhamento constante do avaliador. No entanto, no caso do "Screening de Bem-Estar Emocional", a resolução é feita pelos pais dos alunos, pelo que este teste específico pode ser realizado sem nenhum problema nestas etapas.

Avaliação de alunos a partir do 4º ano de escolaridade

No caso dos alunos do 4º ano do ensino básico em diante, a maioria dos testes pode ser realizada desde casa. A escola deve decidir se a avaliação será feita de forma individual ou em grupo. Além disso, devem-se considerar os seguintes aspetos:

  1. A idade dos alunos.

  2. O tamanho do grupo de alunos.

  3. As características do teste a aplicar.

Se a aplicação de um teste for em grupo, sugere-se dividir o grupo de alunos em duas partes, para melhor monitorizar a avaliação.

Opção #1: Aplicação de testes com "senha pai"

Na Habilmind, é gerado um utilizador e senha personalizados para que o pai de cada aluno possa aceder à plataforma. Esses dados devem ser enviados pela escola às famílias - juntamente com a URL de acesso - pelo meio que for mais útil (e-mail, WhatsApp, circular, etc.). Ao receber esses dados, os pais podem aceder à plataforma para que o seu filho/a possa realizar os testes indicados pela escola dentro do prazo estabelecido. Embora os dados de utilizador e senha sejam enviados diretamente aos pais e sejam eles que acedem ao teste, os alunos devem responder de forma autónoma. É muito importante explicar aos pais que não devem ajudar o/a filho/a a resolver a prova.

Com esta opção, também é possível que os pais vejam o resultado dos testes, se a escola assim determinar. Nesse caso, a escola deve contactar previamente o seu assessor da plataforma, seja o coach da Santillana ou o assessor personalizado da Habilmind, e solicitar o apoio necessário.

Para conhecer todo o procedimento a seguir, se esta opção for escolhida, dirija-se ao seguinte artigo:

"Manual para escolas sobre a aplicação de testes desde casa com Senha Pai"

Opção #2: Aplicação de testes com senha temporária individual ou em grupo

Outra forma de realizar a avaliação dos alunos via remota é utilizando senha temporária individual ou em grupo. Para isso, recomenda-se realizar a aplicação de forma simultânea com o apoio de ferramentas virtuais, como Zoom, Meet, Teams ou outras. O aplicador/avaliador pode projetar a tela para mostrar o teste e fornecer as instruções a todo o grupo, e durante a avaliação, pode-se pedir aos alunos que mantenham a câmara ligada. Se um grupo de alunos tiver mais de 15 elementos, recomenda-se dividi-lo em duas partes, para melhor monitorização da avaliação.

Avaliação com chave temporal em grupo

Utilizar a chave grupal implica que todos os alunos de um mesmo grupo utilizarão a mesma senha para aceder à prova. O avaliador deve gerar essa chave temporal, previamente, e partilhá-la com os alunos, uns momentos antes de realizarem a avaliação.

  • Benefícios: Facilidade de gerar e compartilhar apenas uma senha para um grupo de alunos, o que é prático e economiza tempo.

  • Inconvenientes: Possibilidade de realização da prova por um aluno sob um nome incorreto. Para evitar esta situação, o avaliador deve garantir que os alunos escolhem o próprio nome na lista que aparece imediatamente após inserir a chave temporal em grupo.

Avaliação com chave temporal individual

Se a escola não deseja que um grupo de alunos ingresse com a mesma senha para fazer o teste, pode gerar chaves individuais para cada elemento. Neste caso, o avaliador deve partilhar individualmente, com cada aluno, a sua própria senha.

  • Benefícios: Segurança de que é o próprio aluno quem responde ao teste sob o seu nome.

  • Inconvenientes: Maior investimento de tempo, para gerar e partilhar as chaves individuais com cada aluno do grupo.

Neste artigo, é demonstrado o procedimento para a geração da chave temporal, tanto individual quanto grupal:

Manual para o uso de chave temporal em grupo e individual

Considerações a ter em conta para a avaliação desde casa

Aqui, são apresentadas recomendações que devem ser indicadas aos alunos, antes da realização das provas:

  • Dormir de 8 a 9 horas, devido ao esforço mental exigido pela prova, assim como ter feito uma refeição antecipadamente, para ter energia suficiente (devido ao fato de um teste cognitivo requerer maior esforço mental, é altamente recomendável aplicá-lo nos primeiros períodos do horário escolar).

  • Utilizar um dispositivo eletrónico, seja computador ou tablet de pelo menos 7 polegadas, que tenha acesso a uma câmara, microfone e internet; assim como, ter instalado o navegador Google Chrome ou Mozilla Firefox.

  • Preferencialmente utilizar auscultadores durante a sessão virtual de avaliação.

  • Escolher um local sem ruídos e movimentação de pessoas que possam atrapalhar, interromper ou distrair a avaliação.

  • Entrar na sessão virtual de avaliação 10 a 15 minutos antes do início para verificação técnica: áudio, câmara, conexão à internet, localização, uso de auscultadores, etc.

  • Ligar a câmara e desativar/silenciar o microfone durante a avaliação.

  • Utilizar o chat ou mensagem instantânea da sala virtual para resolver dúvidas ou questóes sobre a prova, evitando distrair os colegas.

  • Desativar qualquer chat, aviso ou notificação automática no dispositivo que será utilizado. Adicionalmente, desligar o telemóvel, para evitar distrações.

Atualizado