🔵Atualização de alunos

Entre uma e duas semanas antes de realizar qualquer avaliação, o primeiro passo é rever as listas que se encontram na plataforma Habilmind.

Esta revisão deve ser realizada pelescola, organizando-a por ano e grupo/turma. É importante assegurar que cada lista reflita apenas os estudantes que atualmente fazem parte de cada turma.

É importante ter em conta que não se deve iniciar a avaliação dos alunos se as listas ainda não estiverem atualizadas; sobretudo, isso poderia afetar a aplicação do Socioemociograma e comprometer os resultados grupais.

Deseguida, descrevem-se os passos que a escola deve realizar quanto à revisão e atualização das listas antes de qualquer avaliação.

Passo 1

Rever as listas dos seus estudantes na plataforma Habilmind, de cada ano e grupo. Para isso:

Entre no URL personalizado da escola e clique em "O meu Centro", onde se irão apresentar todos os anos que estão registados na plataforma. Clique no botão para apresentar cada um dos anos e grupos.

Reveja cuidadosamente os nomes e apelidos dos alunos que estão registados em cada grupo.

Passo 2

Preencher online a folha de cálculo (enviada previamente pelo assessor) com as alterações que desejam que apareçam na sua plataforma: será enviado ao correio eletrónico do colégio um link do arquivo que contém 5 abas onde se deve inserir informação específica.

Para utilizar a folha de cálculo online, o colégio deve ter uma conta de gmail. Caso contrário, deve-se descarregar o arquivo para trabalhá-lo localmente a partir de qualquer programa de folha de cálculo (por exemplo, Excel) e enviá-lo de volta ao assessor.

As abas que este arquivo contém são:

Aba 1: alunos que devem ser removidos da plataforma. Refere-se aos alunos que ainda se encontram na plataforma, mas que já não estão inscritos na escola.

Por tal motivo, devem ser removidos.

Aba 2: alunos que devem ser registados na plataforma. Refere-se aos alunos que ainda não aparecem nas listas, mas que estão matriculados na escola, pelo que devem ser registados.

Aba 3: alunos com mudanças de grupo/ano. Refere-se aos alunos que na plataforma estão localizados num grupo ou ano incorreto em relação ao que frequentam atualmente, devendo, portanto, ser colocados no seu grupo real.

Aba 4: alunos duplicados. Refere-se aos alunos que aparecem duas vezes na plataforma, sendo necessário remover uma das entradas.

Aba 5: alunos com nome ou apelido incorreto. Refere-se aos alunos cujo nome e/ou apelido está mal escrito na lista da plataforma, devendo ser corrigido.

Quando a escola tiver terminado de inserir todos os dados no arquivo, deve prosseguir com o passo 3, detalhado a seguir.

Passo 3

Efetuar as alterações registadas no arquivo, na plataforma e-Stela: Se o colégio tiver a plataforma e-Stela, deve proceder com as alterações que registou previamente no arquivo enviado na referida plataforma. O utilizador administrador da e-Stela do colégio tem a faculdade de realizar estes procedimentos para poder apoiar nos mesmos.

Quando o colégio terminar este processo, deve notificar de imediato o seu assessor para que este proceda à sincronização dos dados. Ao realizar a sincronização, as alterações inseridas na e-Stela pelo colégio serão refletidas na plataforma Habilmind num prazo de 24 a 48 horas úteis. O assessor comunicará ao colégio para notificá-lo que as listas na plataforma já estão atualizadas e o colégio deve proceder a dar o seu Vo.Bo.

As alterações efetuadas na plataforma e-Stela nunca serão refletidas de forma automática na plataforma Habilmind. Por tal motivo, enfatizamos a importância de notificar o assessor ao terminar este processo para proceder à devida sincronização.

No caso de o colégio não ter a plataforma e-Stela, deve apenas preencher o arquivo com as alterações a realizar e notificar o assessor assim que este processo estiver concluído. O assessor procederá à gestão das mesmas com o apoio do assessor da Santillana e, assim que estiverem prontas, notificará o colégio para solicitar o seu Vo.Bo.

Passo 4

Iniciar a avaliação dos seus estudantes: apenas quando as listas na plataforma estiverem 100% corretas e não houver nenhum erro, a escola poderá proceder à avaliação dos seus alunos.

É necessário que, antes de cada aplicação, a escola volte a rever a lista do grupo ao qual serão aplicada(s) a(s) prova(s). Esta segunda revisão ajudará a detetar erros não corrigidos previamente, para que se possa atuar em tempo útil e evitar a aplicação de provas com listas incorretas.

Atualizado