🔵Fundamentação teórica

A presente prova surge da preocupação atual com os problemas no bem-estar emocional dos nossos adolescentes, intimamente relacionados com os problemas de saúde mental que estão a atingir níveis indesejáveis nesta fase tão vulnerável e crucial para o desenvolvimento da personalidade do indivíduo.

O abuso dos dispositivos digitais não só afeta os seus comportamentos e o seu processo de socialização, mas também propicia oenvolvimento em riscos presentes na internet, algo que tem aumentado exponencialmente nos últimos anos.

Objetivos da prova

  • Sensibilizar os alunos para os riscos da internet.

  • Promover o conhecimento dos alunos sobre os principais riscos da internet.

  • Prevenir que os alunos se tornem vítimas ou agressores nestes tipos de riscos.

  • Fornecer à escola informações estatísticas sobre as vulnerabilidades dos seus alunos, relativos aos principais riscos na internet, para elaborar planos de prevenção com alunos e famílias.

Indicadores Avaliados

A prova avalia o nível de risco dos alunos em relação aos principais riscos presentes na rede:

Aspetos relevantes para a aplicação

  • Níveis de aplicação:

3º CEB e Ensino Secundário.

  • Duração:

Aproximadamente 15 minutos. O número de itens apresentados a cada jovem dependerá das respostas fornecidas, pelo que a duração será mais variável do que noutros tipos de testes.

  • Aplicação ANÓNIMA:

Esta prova deve ser sempre aplicada de forma anónima para promover a sinceridade e evitar que o desejo de ser socialmente aceite ou o medo de ser descoberto alterem as respostas dadas em alguns comportamentos avaliados. A escola deverá solicitar à Habilmind a criação de grupos anónimos.

  • Relatório individual ANÓNIMO:

Após completar o questionário, o aluno poderá visualizar os seus resultados e guardá-los. Uma vez que se trata de uma prova anónima, este será o único momento em que poderá ter acesso ao seu relatório individual; posteriormente, os resultados de cada aluno não poderão ser identificados.

A prova ainda está em fase de construção, pelo que poderá vir a ser alvo de algumas alterações.

Atualizado