🔵Autoavaliação Docente

Na Habilmind, consideramos a autoavaliação docente como um dos pilares fundamentais para o crescimento e desenvolvimento profissional dos professores. Por esta razão, incluímos, na plataforma, ferramentas de autoavaliação docente, que estão à disposição dos nossos utilizadores. Antes de proceder à descrição dessas ferramentas, é importante expor o que é a autoavaliação e quais são seus objetivos.

O que é a autoavaliação?

A autoavaliação é um processo pelo qual a pessoa avalia os seus próprios conhecimentos, atitudes, habilidades, capacidades, entre outros. Ao realizá-la, ponderam-se tanto as fortalezas quanto as áreas de melhoria. Os primeiros remetem para a excelência; os últimos, os aspetos que precisam de ser fortalecidos ou até desenvolvidos.

Algo importante a considerar é a introspecção (reflexão) necessária para realizar essa avaliação, uma vez que os resultados serão o ponto de partida para o crescimento pessoal e/ou profissional, dependendo da natureza da avaliação. Uma autoavaliação realizada conscientemente representa o cenário sobre o qual o sujeito poderá projetar e empreender ações de melhoria.

Ao realizar uma autoavaliação, a própria pessoa torna-se num agente ativo de sua própria mudança e aprendizagem. Assim, assume a responsabilidade e o compromisso que estes envolvem, já que os resultados serão revelados apenas ao próprio avaliado. Por isso, na Habilmind, recomendamos fortemente que, antes de aplicar qualquer um dos nossos instrumentos de autoavaliação, o centro educativo explore com a sua equipa docente o objetivo e a importância da mesma.

Porque é que a autoavaliação é importante?

Como mencionado anteriormente, o sujeito que se autoavalia torna-se o agente ativo do seu progresso. Além disso, a autoavaliação permite minimizar o efeito da desejabilidade social, fenómeno conhecido no mundo experimental como a necessidade, por parte da pessoa avaliada, de se adaptar a uma imagem social e culturalmente desejada, com base nas respostas que fornece num teste psicométrico. Ao apresentar os resultados da avaliação apenas para si mesmo, essa necessidade desaparece, oferecendo um panorama claro e objetivo. Recomendamos a realização da autoavaliação de forma periódica, com a finalidade de monitorizar os próprios avanços.

Quais são as ferramentas de autoavaliação docente disponíveis na Habilmind?

Contamos com duas autoavaliações:

Resultados para a escola da autoavaliação docente

Uma opção prática e muito útil é realizar workshops formativos, em que se analise o instrumento aplicado e, através da exposição de resultados anónimos, se examine cada um dos fatores implicados, abrindo o diálogo entre os avaliados. É importante que o ambiente gerado seja de confiança entre os participantes, para que possam expor dúvidas, comentar os resultados alcançados, partilhar sugestões de melhoria, etc.

Por outro lado, na Habilmind deixamos aberta a opção de conhecer as médias dos resultados dos docentes que se autoavaliaram, mas sempre mantendo o seu anonimato. Se desejar saber como visualizar as médias, consulte o seu assessor Habilmind. Adicionalmente, o seu assessor poderá fornecer mais informações sobre os nossos instrumentos de autoavaliação docente.

Atualizado