🔵Manual de aplicação

A prova Habilidades Fundamentais V2 é um instrumento de avaliação que mede o desenvolvimento das habilidades que fundamentam as aprendizagens instrumentais, como a leitura e a matemática.

Está estruturada em três blocos: raciocínio verbal, raciocínio matemático e leitura mecânica. Cada uma destas dimensões é medida através de três habilidades específicas, que nos permitirão identificar os pontos fortes e debilidades do aluno e, assim, determinar as habilidades que devem ser reforçadas para melhorar o desempenho escolar.

Uma vez concluída a fase piloto e a sua correspondente validação, a prova encontra-se, atualmente, na fase de desenvolvimento de baremos. Atualmente, as pontuações são obtidas a partir de uma interpolação linear das pontuações diretas (PD) para a escala de 9 pontos. Assim que disponhamos de dados normativos para cada nível, implementá-los-emos na plataforma. Assim, durante este período preliminar, recomenda-se a análise dos resultados com base na PD comparativa dos alunos, o que permitirá ver a pontuação máxima e mínima obtida dentro do grupo e, portanto, quem teve melhor ou pior desempenho, a fim de identificar pontos fortes e áreas de melhoria.

Manual geral para aplicação de provas na escola

Se vai aplicar esta prova pela primeira vez, leia atentamente as instruções seguintes.

Considerações gerais sobre a prova

Objetivo: Medir as habilidades que fundamentam e condicionam a aprendizagem.

Utilidade:

  • Identificar as metodologias de intervenção mais adequadas, de acordo com os resultados, para o desenvolvimento e fortalecimento das competências de raciocínio verbal e matemático e de habilidades visuais para a leitura.

  • Fornecer aos professores informação de grupo e individual sobre o nível de desenvolvimento das habilidades dos seus alunos, bem como orientar a sua estimulação na sala de aula.

  • Fornecer às famílias informações complementares sobre o desenvolvimento e o desempenho escolar do seu filho, bem como facilitar as estratégias de estimulação em casa.

Dirigido a alunos a partir do 1º ano de escolaridade (6 anos) até ao 12º ano (18 anos)

Níveis:

Duração: 30 - 50 min.

Materiais:

  • Auriculares, para os níveis 1 e 2.

Considerações específicas sobre a aplicação

Para uma aplicação adequada, recomendamos aplicar a prova em grupos reduzidos ou com o seguinte rácio de alunos - administradores, para os níveis 1 e 2:

Nível

Ano

Proporção

1

1º ano

2 - 4 alunos por supervisor

2

2º e 3º anos

7 - 9 alunos por supervisor

4º e 5º ano

10 - 15 alunos por supervisor

Nos níveis 1 e 2 (i.e., entre o 1º e 3º anos), a prova está narrada oralmente, pelo que são necessários auscultadores.

A prova é autoguiada, mas recomendamos que acompanhe os seus alunos durante a administração da mesma, seguindo as considerações aqui apresentadas. Desta forma, favorecerá a melhor compreensão e aplicação da prova, algo especialmente premente para os alunos que utilizam a Habilmind pela primeira vez e para os alunos do 1º ao 4º ano de escolaridade.

Recomenda-se projetar a prova numa tela ampla, acedendo ao utilizador demo "Pepe prova", para acompanhar a explicação, instruções e exemplos.

Na aplicação da prova aos níveis 1 e 2, recomendamos que o grupo avance ao mesmo ritmo, que se expliquem a todos as instruções e que façam os exemplos de forma simultânea, para assegurar a compreensão. A partir do Nível 3, será suficiente acompanhar os alunos nas instruções e exemplos da primeira sub-prova - depois, cada estudante poderá realizar a prova ao seu próprio ritmo.

Passos para aplicar a prova

👉 Crie uma chave temporária para o grupo. Pode obter indicações no seguinte manual: Manual para a utilização da chave temporal.

👉 Peça aos alunos que entrem na plataforma Habilmind da escola, cliquem em "Palavra passe temporária" e introduzam a chave:

Nota: Existem diferentes opções para aceder à página da chave temporal, como o website da Habilmind

👉 Uma vez validada, os alunos completarão os dados sobre a sua data de nascimento e o seu sexo, necessários para lhes atribuir o nível adequado e a escala de avaliação quando esta estiver implementada.

Nos Níveis 1 e 2 (i.e., alunos do 1º ao 3º ano), recomenda-se preparar uma lista com as datas de nascimento, uma vez que alguns podem não a saber. Caso não a tenha, certifique-se de indicar corretamente o ano de nascimento, mesmo não seja possível registar o dia e o mês com precisão

👉 Antes de começar, serão dadas algumas breves explicações. A seguir, propõem-se algumas ideias:

  • Vais realizar uma prova que permite à escola conhecer como estás a desenvolver as tuas habilidades para aprender. Desta forma, poderão ajudar-te a tirar o melhor proveito delas na aula ou quando fazes os trabalhos de casa.

  • É importante que haja silêncio, para que todos possam trabalhar com muita concentração.

  • Se alguém tiver dúvidas, pode perguntar levantando a mão.

  • É natural que alguns desafios te pareçam difíceis, isso é normal e não te deves preocupar com isso. O importante é que te esforces para fazer o melhor que possas. Cada um de nós tem mais facilidade numas coisas do que em outras.

  • Quando terminares, deves permanecer em silêncio até que o resto dos teus colegas tenha terminado, para não interromper a sua concentração.

  • A primeira coisa que encontrarás será um ecrã com a lista de desafios que irás realizar, recomenda-se seguir a ordem, clicando em "SEGUINTE PROVA".

Perante as dúvidas apresentadas pelos alunos, não se poderá dar pistas que orientem a resposta correta. É muito importante limitar-se a facilitar a compreensão do que é pedido e está incluído no próprio enunciado. Se o aluno não souber, pode passar à pergunta seguinte.

👉 De seguida, será dado início à prova, de forma individual, confirmando os dados e clicando em "começar".

Interface da prova

Em cada prova, encontrará toda a informação na parte superior do ecrã.

Altifalante: Aparece nos níveis 1 e 2 (1º a 3º ano). É possível escutar novamente o enunciado, clicando no ícone.

Progressão: nº do item actual / nº total de items.

Nome do estudante

Contagem decrescente do tempo total disponível para realizar a sub-prova.

Contagem decrescente para responder ao item.

Setas para avançar e retroceder : permite passar à seguinte pergunta, sem responder, ou retroceder à pergunta anterior, para modificar a resposta.

A partir do Nível 3, algumas provas dão a oportunidade de voltar a tentar responder às perguntas que se deixaram sem resposta, sempre e quando ainda exista tempo disponível.

As provas que têm esta opção são:

  • CSM (seguimento de informação extensa), no Fator de Raciocínio Verbal

  • CSS (captação de factos matemáticos), ESS (juízo crítico Matemático) e NSS (resolução de problemas aritméticos), no Fator de Raciocínio Matemático.

Ao finalizar a prova, aparecerá, na barra superior, a seguinte descrição:

Indica que o item já foi respondido.

Indica que foi omitido, ou seja, que passou ao seguinte, deixando tempo para depois.

Indica que não foi respondido, tendo gasto todo o tempo disponível para o item.

Indica o item ao qual está a responder

Indica os items que ainda estão por responder.

👉 Os resultados serão processados imediatamente e estarão prontos a ser analisados. Os utilizadores com os seguintes perfis na plataforma poderão visualizá-los: diretor, orientador e professor.

Artigos complementares:

(Contêm informação chave para a aplicação de provas. Recomendamos fortemente a sua leitura)

Como utilizar o PEPE PROVA

Manual para a utilização da chave temporal

Atualizado