🔵Coexistência de traços opostos

Na Prova de Tendências Pessoais, avaliamos a polaridade de 14 traços de personalidade, dos quais 3 são gerais (tendência para o bullying, vitimização e liderança) e 12 específicos (ritmo de vida, emotividade, abordagem intelectual, tendência social, versão, autonomia, responsividade, tolerância ao esforço, visão informativa, assertividade e ambiente interior).

Efetivamente, pode ocorrer que alguns desses traços, apesar de serem opostos, coexistam. Aliás, podemos afirmar que as pessoas mais ricas em termos de personalidade costumam ter características opostas que equilibram as tendências que, sozinhas, poderiam gerar uma polarização. Dessa forma, o fato de uma pessoa manifestar a presença de dois traços diferenciados supõe uma característica de complementação, minimizando os efeitos dessa polarização.

Por exemplo, em muitos casos encontramos alunos que apresentam uma marcada tendência para a agressividade e que também apresentam pontuações altas em intimidação-vitimização, o que neutraliza a presença dessa agressividade. Assim, a coexistência destas duas tendências remete para um perfil de personalidade em que esta polarização de traços é minimizada, já que, em função da situação, a pessoa apresenta condutas com tendência agressiva ou com tendência submissa, algo que, bem utilizado, se pode tornar adaptativo. No entanto, se aparecerem pontuações muito altas num traço e muito baixas em outro, encontraríamos uma tendência muito polarizada que poderia gerar problemas a nível comportamental e, portanto, de adaptação ao ambiente.

Atualizado