Modelo teórico
Na psicologia cognitiva, existem duas correntes distintas na conceptualização da inteligência:
Atualizado
Na psicologia cognitiva, existem duas correntes distintas na conceptualização da inteligência:
Atualizado
Liderada por autores como Alfred Binet, considera possível obter um Quociente de Inteligência (QI). Entende a inteligência como um recurso geral para compreender e resolver problemas, mensurável por um valor único e estável ao longo da vida. Este enfoque determinista não deixa espaço para estimulação nem para metodologias para o manejo ótimo do recurso intelectual; utiliza diagnósticos resultantes de suas avaliações como prognósticos do funcionamento intelectual futuro.
Por outro lado, esta abordagem parte do princípio de que a inteligência é uma capacidade versátil, flexível e sujeita a desenvolvimento, portanto, estimulável. Defendida por autores como Thurstone, Cattell e Guilford, que estabeleceram as bases deste enfoque, que explora um modelo de habilidades intelectuais. Nesta linha, continuaram a trabalhar H. Gardner, R. Feuerstein e R. Sternberg, entre outros, desenvolvendo teorias e métodos que estão moldando os rumos da psicologia educacional atual. É nesta linha de trabalho que se enquadra Habilmind e Hábilmente.
Coeficiente Intelectual (QI)
Habilidades intelectuais
Objetivo: medir o quociente intelectual
Objetivo: definir o tipo de inteligência
Foco: fator intelectual geral
Foco: fatores intelectuais específicos
Implicação: capacidade estática
Implicação: capacidades sujeitas a desenvolvimento
Teste: prognóstico
Teste: diagnóstico
Vantagem: medição quantitativa
Vantagem: transferência para aprendizagem diferenciada
Após vários anos de investigação e pesquisa, Isauro Blanco comprovou que a Estrutura da Inteligência de Guilford fornece um referencial teórico que serve como coluna vertebral para gerar um sistema metodológico que nos ajude a educar a inteligência.
Para mais informações, sugere-se a leitura do livro "O Universo da Inteligência" de Isauro Blanco.
Ver o vídeo explicativo do Modelo de Inteligência de J.P. Guilford: