🔵Manual de aplicação V2

Habilidades Fundamentais V2 é um instrumento de avaliação que mede o desenvolvimento das habilidades que fundamentam as aprendizagens instrumentais, como a leitura e a matemática.

Está estruturado em três blocos: raciocínio verbal, raciocínio matemático e leitura mecânica. Cada uma destas dimensões é medida através de três habilidades específicas que permitem identificar forças e fraquezas e determinar assim qual habilidade precisa ser reforçada em benefício do desempenho escolar.

Atualmente, estamos a validar uma versão atualizada do teste, pelo que os resultados obtidos não terão validade suficiente para serem conclusivos.

Manual geral para aplicação de testes na escola

Se vai aplicar o teste pela primeira vez, leia atentamente as seguintes instruções.

Considerações gerais do teste

Objetivo: Medir as habilidades que fundamentam e condicionam a aprendizagem.

Utilidade:

  • Identificar as metodologias de intervenção mais adequadas em função do resultado para o desenvolvimento e fortalecimento das habilidades de raciocínio verbal, matemático e habilidades visuais para a leitura.

  • Fornecer ao docente informação grupal e individual sobre o nível de desenvolvimento das habilidades dos seus alunos, bem como orientar a sua estimulação na sala de aula.

  • Facilitar às famílias informação complementar sobre o desenvolvimento do seu filho/a e o seu desempenho escolar, além de proporcionar estratégias de estimulação a partir de casa.

Dirigido a alunos desde o 1º ano do Ensino Básico (6 anos) até ao 2º ano do Ensino Secundário (18 anos)

Níveis:

Duração: 30 - 50 min.

Materiais:

  • Auscultadores para os níveis 1 e 2.

Considerações específicas sobre a aplicação

Para uma aplicação adequada, recomenda-se administrar o teste em grupos reduzidos ou com a seguinte proporção de alunos e administradores para os níveis 1 e 2:

Nível

Curso

Proporção

Nível 1

1º ano do Ensino Básico

2 - 4 alunos por supervisor

Nível 2

2º ano do Ensino Básico

7 - 9 alunos por supervisor

Nível 3

3º ano do Ensino Básico

10 - 15 alunos por supervisor

Do Nível 1 ao Nível 2, ou seja, desde o 1º ano do Ensino Básico até ao 3º ano do Ensino Básico, toda a prova está locutada, pelo que são necessários auscultadores.

A prova é autoguiada, no entanto, recomenda-se que acompanhe os seus alunos durante a administração da prova, seguindo as considerações aqui apresentadas. Desta forma, favorecerá a melhor compreensão e administração da prova, especialmente necessária para os alunos que utilizam o Habilmind pela primeira vez e para os alunos do 1º ao 4º ano do Ensino Básico.

Recomenda-se projetar a prova numa tela ampla, acedendo ao utilizador demo "Pepe prova", para acompanhar a explicação, instruções e exemplos.

Especialmente para os alunos do Nível 1, recomenda-se pedir aos alunos que não passem ao exercício seguinte até que seja indicado. Isto permite explicar o exercício e deixar um tempo controlado para a realização dos exemplos e detetar dificuldades de compreensão na tarefa antes de iniciar o exercício.

Passos para aplicar a prova

📍 Gera uma chave temporária para o grupo. Podes orientar-te com o seguinte manual: Manual para o uso de chave temporária.

📍 Pede aos alunos que entrem em www.clavetemporal.com e introduzam a chave:

📍 Uma vez validada, os alunos completarão os dados sobre a sua data de nascimento e o seu sexo, necessários para lhes atribuir o nível adequado e a escala de avaliação quando esta estiver implementada.

Nos Níveis 1 e 2, ou seja, com os alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Básico, recomenda-se preparar uma lista com as datas de nascimento, uma vez que alguns podem não a conhecer. Caso não a tenha, certifique-se de indicar corretamente o ano de nascimento, mesmo que o dia e o mês não sejam anotados com precisão.

📍 Antes de começar, serão dadas algumas breves explicações. A seguir, propõem-se algumas ideias:

  • Vais realizar uma prova que permite à escola conhecer como estás a desenvolver as tuas habilidades para aprender. Desta forma, poderão ajudar-te a tirar o melhor proveito delas na aula ou quando fazes os trabalhos de casa.

  • É importante que haja silêncio, para que todos possam trabalhar com muita concentração.

  • Se alguém tiver dúvidas, pode perguntar levantando a mão.

  • É esperado que alguns desafios vos pareçam difíceis, isso é normal e não há que se preocupar com isso. O importante é que te esforces para fazer o melhor que puderes. Cada um de nós tem mais facilidade em algumas coisas do que em outras.

  • Quando terminares, deves permanecer em silêncio até que o resto dos teus colegas tenha terminado, para não interromper a sua concentração.

  • A primeira coisa que encontrarão será um ecrã com a lista de desafios que irão realizar, recomenda-se seguir a ordem, clicando em "PRÓXIMA PROVA".

Perante as dúvidas apresentadas pelos alunos, não se poderá dar pistas que orientem a resposta correta. É muito importante limitar-se a facilitar a compreensão do que é pedido e está incluído no próprio enunciado. Se não souberes, podes passar à pergunta seguinte.

📍 A seguir, será dado início à prova de forma individual, confirmando os teus dados e clicando em "começar".

É necessário supervisionar os alunos para garantir o silêncio e fornecer apoio, se necessário.

O responsável pela aplicação deve prever que haverá alunos que terminarão mais rápido e antecipar o que devem fazer uma vez terminado o teste, para evitar interrupções ou dificuldades de concentração para aqueles alunos que ainda não terminaram.

📍 Os resultados serão processados imediatamente e estarão prontos para serem revistos. Os utilizadores com os seguintes perfis atribuídos dentro da plataforma poderão aceder aos resultados: diretor, orientador e professor. Artigos complementares:

(Contêm informações-chave para a aplicação de testes. É totalmente recomendável a sua leitura)

Como utilizar um PEPE PROVA

Manual para o uso de chave temporária

Atualizado